Desde de 2011 a JCI Curitiba desenvolve o projeto Oratória nas Escolas para alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental no Colégio Estadual Manoel Ribas situado na Vila das Torres.

Com o objetivo de criar a cultura do comprometimento e ação social em crianças e adolescentes, já atendeu desde o início do projeto mais de 300 alunos, e pretende ampliar este atendimento estendendo o trabalho para o Colégio Estadual Hildrebrando, que também atende alunos residentes na Vila.

O Projeto se propõe a oferecer ferramentas de comunicação além de incentivar o hábito da leitura, reflexão e o debate de temas que envolvam a coletividade. Dentre os temas debatidos nas últimas edições destacamos: Água, um recurso finito; e O que eu tenho haver com a corrupção?

Além das questões educacionais, buscamos que os alunos se comprometam com seu papel social a ser cumprido ao longo de suas vidas além de conscientizar sobre a necessidade de participar ativamente na busca de soluções para os problemas de sua escola, bairro, cidade, estado, pais, mundo.